O QUE É NARGUILE

Narguile

Também conhecido por cachimbo d’água, shisha, hookah, entre outros, a origem exata do narguile é um tanto quanto confusa, uma das versões é de que o narguile foi inventado por um médico chamado Hakim Abul Fath, no século XVII, como um método de tirar as impurezas da fumaça.  Existe também indícios históricos de narguiles na Pérsia (Originado do Persa, nãrgila significa coco) e Mesopotâmia, essas peças eram feitas de madeira e um coco, que ocupava o lugar corpo. Após passar pela China, onde era usado para fumar o ópio, ganhou um grande espaço na Arábia, onde passou a ser usado em grupo em pequenas e grandes confraternizações.
As cruzadas ajudaram a espalhar o narguile pelo mundo, os guerreiros sobreviventes traziam do Oriente para seus respectivos países. Já no Brasil foi divulgado por colônias Turcas e Libanesas após ser trazido por imigrantes Europeus.

Partes de um Narguile

O narguile é composto por uma peça central semelhante a um vaso onde se coloca a água ou até mesmo alguns líquidos não tão comuns, como sucos, arak ou essências naturais. Normalmente esses vasos são feitos de vidro, cerâmica ou metal e alguns são todo trabalhado com desenhos. Também é composto por um corpo ou como alguns dizem, stem, que é a peça que sustenta o fornilho e conecta-se ao vaso, projetando um tubo para dentro da água que conduz a fumaça.  O fornilho, cabeça ou rosh, é uma peça de cerâmica ou barro, onde é colocado o tabaco e o carvão em brasa por cima. É usado também o abafador, podendo ser feito com papel alumínio ou até mesmo metal, serve para proteger a brasa do vento evitando o consumo rápido do carvão. A mangueira é por onde se aspira a fumaça, uma parte é encaixada na parte superior do corpo do narguile e na outra tem uma piteira. Alguns narguiles possuem mais de uma entrada de mangueira, para que várias pessoas possam fumar juntas de uma vez.
Quando se aspira o ar pela mangueira, a pressão no interior do vaso é reduzida, fazendo assim que o ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até o vaso, onde acontece o resfriamento e filtração pela água, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada e expirada pelo usuário.
O fumo indicado para o narguile é feito com tabaco, melaço e aromatizantes ou frutas e é chamado de essência. Os aromas são extremamente variados, podendo encontrar desde flores, mel, frutas, até aromas de bebidas alcoólicas. Apesar de ser pouca procurada, também é possível encontrar essências não aromatizadas.

Limpeza do Narguile

A limpeza do narguile deve ser feita com cuidado, pois algumas partes, como a mangueira, não devem ter contato com a água, já que a maioria tem a parte interna de ferro e a água irá enferruja-la e estraga-la.

Fonte: Mundo do Narguile

No Mundo Árabe em Ribeirão Preto você encontra uma enorme variedade de narguilés, além de essências, acessórios, alimentos e bebidas da cultura árabe.

Venha para o Mundo Árabe e adquira seu narguilé na nossa loja ou no nosso site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pouca fumaça no Narguilé ?

Do que é feito o fumo do narguile?

Melhores/Piores fumos para Narguilé